domingo, 13 de junho de 2010

Desapego

Estou treinando o desapego, desapego de pessoas, de coisas, de sentimento. Vendo a palavra transitoriedade com um olhar profundo, de quem sente que, não é sonho, realmente as pessoas chegam e vão embora depois. Realmente, tudo tem uma data de validade, tudo passa, tudo tem hora pra acabar.
Você não sabe quando, nem onde, nem a hora, mas seu melhor amigo vai se ausentar, seu filho vai se casar, seus pais irão morrer, aquele projeto fabuloso vai terminar, os dias vão passar, a idade vai aumentar e a roda viva da vida irá continuar a passar, levando tudo consigo.
Minha filha foi embora, meus avós também. A faculdade terminou. A pós vai terminar. Saí do Sabin. Do colégio JK também. Meu contrato na secretaria de educação termina no final do ano. Meu trabalho no Madre Teresa também tem data de validade. Meu casamento acabou. O amor também. Saí da minha ex-casa própria. Estou habitando na casa de meus pais. Isso também vai durar pouco.
A atração que eu sentia pelo José passou. O Sebastião também não vem mais visitar meus pensamentos. O João chegou agora. Mas eu sei que ele também vai embora. O que ontem era insubstituível e essencial hoje já não é mais.
Efêmero. A vida é efêmera. A nós só cabe aproveitar as oportunidades que vem a nós naqueles simples momentos. A alegria está na simplicidade, no descomplicado, na pura vontade, no girassol, na água, no pôr-do-sol, no desapego.

Um comentário:

  1. Eu não canso de ler, é tudo...o desapego é inteligente, nos protege; e é exatamento isso que busco : proteção para minha , para nossa felicidade!!!Impossível não ser sua fã , sua linda!!!

    ResponderExcluir