quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Blog da família no Colégio Madre Teresa.


Sou professora do Colégio Madre Teresa e leciono para o Ensino Fundamental II desde o início deste ano letivo. Estamos vivenciando uma experiência única de leitura. Um momento em que TODOS os alunos estão despertando o gosto pelos livros, o prazer pela leitura, a fome de ler.

Uma vez por semana, todas as turmas vão à sala de leitura. Um lugar super agradável, com puffs, tapete, almofadas, tudo colorido e limpo, preparado para receber de forma agradável os novos leitores. Nesse momento, é feita uma leitura coletiva, onde cada aluno lê uma página do livro em voz alta, e assim, podemos compartilhar riso, suspense, alegria, tristeza, medo, felicidade, pesar.
Vivenciamos todas as emoções através dos livros.

Cada turma já leu 5 livros neste ano. O 7º ano está finalizando a leitura do livro "O blog da família" de Giselda Laporta Nicolelis que reproduz o blog do "Pirata", o personagem principal, que conta sobre como sua família é diferente das outras tradicionais e, principalmente, trata de diversos assuntos interessantíssimos para todos: drogas, álcool x trânsito, doenças sexualmente transmissíveis, etc.
Vale a pena ler!

Cada aluno do 7º ano criou o próprio blog, onde publica suas experiências de leitura e matérias diversas. Veja alguns trechos das postagens:

No colégio Madre Teresa, nós do 7º ano estamos lendo o livro "Blog da Família" é um livro muito interessante que trata de assuntos diversos, o Pirata é quem escreve os assuntos sobre sua família que é bastante animada.O nome do livro já fala tudo, é um blog e o nome Pirata na verdade e um nickname(nome inventado para colocar no computador). Nesse blog o Pirata já falou sobre muitos assuntos como por exemplos : Drogas, Sexo, Doenças, entre outros. O blog na verdade e como se fosse um diário virtual, o Pirata escreve um tema a cada dia e pede para as pessoas que leram deixarem um comentário sobre esse tema que ele escreveu, como por exemplo uma pessoa faz um comentario e ele deixa a resposta do que achou do comentario desta pessoa.

Bruno C. Vaz

Ola!Hj vou escrever primeiramente sobre o blog da família ele foi escrito por Giselda Laporta Nicolelis uma otima escritora que conta a historia de um menino que cria um blog e seu nickname:pirata ele coloca apelido em tudo ele e meio tímido e a irmão mais velho ele tem mais 5 irmãos.
Na sua casa mora oito pessoas gata manhosa(irmã Materna) gata tinhosa(irmã ) Digo-Digo(irmão gemeos ) Urso(Irmão Materno) Nenem(irmão materna ) Mãe de todos(mãe) Pai de todos(Padastro)Seus pais são separados.
Não vou falar mais sobre o livro se não vai ficar chato agora so lendo para descubrir.
Espero que tenha uma otima leitura.
BJS ATE A PROXIMA PUBLICAÇãO!

Letícia Santana,

Olá galerinha!Fiz este Blog para falar de vários assuntos e inclusive sobre um trabalho de um livro chamado ''Blog da familia'' terei que postar sobre ele durante uma semana e o recomendo pra todos.
O livro fala de um garoto que mora com muitas pessoas,tem uma família muito agitada e louca que mora em uma caverna,e ele resolveu montar um blog pra retratar sobre o seu dia-dia,utiliza o nickname de Pirata e é o mais velho dos irmãos, divide seu quarto com um dos irmãos que só dorme, enfim ele tem uma vida muito louca.Na sua casa vivem mais ou menos 11 pessoas contando com as empregadas e isso sem contar com os animais.
Esse blog não falará somente desse livro,irá falar também sobre vários assuntos interessantes.Espero que gostem e comentem!!!

Vitória Fernandez

O blog da familía é um livro escrito por Giselda da Laporta Nicolelis, em que, o personagem principal, Pirata, escreve em um blog a vida diferente e agitada de sua familia.Ele mora numa casa com 8 pessoas.O mais legal desse livro é que, nesse blog ele escreve diversos assuntos importantes e interessantes , até mesmo pra nós jovens . Apesar de ser muito jovem, Pirata é um garoto que nasceu numa biblioteca por isso ama ler.E no final ele descobre que a beleza física nao é tudo na vida e sim a beleza interior.
Beijos e tomara que vocês gostem do livro.
Nathane Sarkis

Nos do colégio Madre Teresa estamos lendo o livro blog da família e um livro interessante porque ele fala sobre uma família bem animada que têm muitas pessoas, muitos meios irmãos, meias irmãs, padrastos que no livro eles chamam de pai de todos ou de bodrastro. O livro e interessante porque como o próprio titulo diz o livro e um blog que de lá o autor que usa um Nick(Nick porque o livro e um blog) de Pirata.O livro entra em vários assuntos que são de estremo interesse para os jovens como os padrastos e os meios irmãos, irmãs e etc. No blog ele fala como e o dia a dia de sua família como por exemplo a irmã dele que quer levar o namorado dela pra dormir na casa dela e o “pai de todos” não deixa. Também fala sobre o irmão que se o “pai de todos” deixa-se ele levava todos os animais que estão na rua para sua casa. Ele fala sobre assuntos de historia como a historia da Anne Frank, e aquela garota de treze anos que estava escondida num sótão de um prédio com mais 4 pessoas por 25 meses no meio da 2º guerra mundial e a cada dia que ela ficava lá ela escrevia em um diário oque estava acontecendo com ela e com as pessoas que estavam com ela.
Então de hoje em diante eu vou falar aqui nesse blog oque acontece nesse livro muito interessante e vou falar sobre os assuntos que á nesse livro.

Ronildo C. Feitoza

O Livro Blog da Familia, é como se fosse um blog de um menino de code nome pirata, que resolveu colocar no ar um blog sobre a familia. Essa família é meio loca porque vem filho de um canto, outro de outro. Na casa onde ele mora que é chamada de caverna, tem uma "big" familia. Bom o personagem principal é o Pirata, a mãe do Pirata se chama "Boadrasta", o pai "Bodrasto", a irmã "Gata Manhosa", a irmã "Gata Tinhosa", o irmão "urso", os irmãos "digo-digo",e a BEBÊ.

Esse livro conta sobre o dia-dia do Pirata e suas "aventuras". O livro também abre espaço para falar sobre escolhas profissionais, temas de atualidade, de preconceito, primeiro amor e um espaço para aqueles que querem deixar um comentário ou conversar com ele numa troca de ideias, etc.

O livro, também, fala um pouco de historia. Com isso podemos aprofundar em assuntos que serão debatidos no futuro. E mais ainda, fala como ser em nossas vidas e em algumas parte nos dá uma lição de moral e ética.
Matheus C. Feitoza


É claro que gostaria de colocar as postagens de todos. Mas, como não é possível, se deliciem com esses exemplares que incluí. Todos feitos com muito carinho para agradar a todos os leitores e bloggeiros!

Aproveito para agradecer ao 7º ano pelo empenho, carinho e dedicação!

Viva a leitura!!!



Um comentário:

  1. Professora Cristiane seu Blog e muito legal e cheio de informações, gostei muito. Se tiver alguma coisa para melhorar no meu Blog pode me falar que eu do um jeitinho... Bjss Ronildo.

    ResponderExcluir