segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Comida Brasiliense


Há muito tempo não venho aqui... Mas, hoje fui tomada de uma fome visceral, daquelas de se contorcer toda, sentindo a barriga contra as costas. Uma fome diferente. Meu alimento é o vômito. Eu vomito letras e como palavras. Vivo de uma dieta humana. Um pouco de esperança no prato, para não engordar. Muita água, cheiros - alguns verdes outros não -, carne mal passada, com sangue escorrendo, que é pra lembrar da morte diária. Não se pode esquecer de beber as notícias, que descem queimando a garganta e esquentam o dia. Pimenta. Sem degustação, apenas sente-se o ardor.

A informação chega cedinho, junto com o pão. Requeijão. Dá para sentir sua temperatura. Saiu de todos os cantos do mundo para minha mesa. Quentinha, quentinha. Oração de agradecimento, pelo pão e pelos acontecimentos, afinal, nada acontece por obra do acaso. Determinismo. Precisamos dele para acordar todos os dias. Dar uma explicação sobre a vida. Uma mentirinha para salpicar na comida e melhorar o sabor. Orégano para alegrar. Poesia.

Já no trabalho, é só esperar a hora do almoço chegar. Hum... imagino o cardápio do dia: sushi, tarefas a cumprir, feijoada, temperamento forte, vinho, dormência física, Sonho, dor no estômago, sashimi, noite sem dormir. Tudo no prato. Quero tudo de uma vez só. Quero agora. Quero comer tudo porque estou muito cheia da esperança, que deixa vazia a minha barriga.

Espero o dia passar, trabalho de forma mais lenta. Preciso cuidar melhor da minha alimentação. Acho que o almoço pesou um pouco e meu abdômen está um pouco dolorido. Penso que quando chegar em casa vou tomar apenas um chá com as bolachas do dia pra me livrar de pesadelos. Mas prometo que na segunda-feira voltarei à academia, regularei a minha dieta e me sentirei mais leve.

Agora que já comi, e satisfiz minha vontade de palavras, sei que posso dormir tranquila. Estou certa de que alimentei a minha alma.

Boa noite!

Um comentário:

  1. Cris, obrigado pela visita! Palavras vindas de uma escritora tão intensa deixam-me lisonjeado. Seja bem vinda, saboreia, quero ler seus comentários e quero aprender.

    Adoro a maneira que explora pluralidade de significados semióticos das palavras, para encantar e encher de imagens os olhos dos leitores.

    Beijos

    ResponderExcluir