quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Blog da família no Colégio Madre Teresa.


Sou professora do Colégio Madre Teresa e leciono para o Ensino Fundamental II desde o início deste ano letivo. Estamos vivenciando uma experiência única de leitura. Um momento em que TODOS os alunos estão despertando o gosto pelos livros, o prazer pela leitura, a fome de ler.

Uma vez por semana, todas as turmas vão à sala de leitura. Um lugar super agradável, com puffs, tapete, almofadas, tudo colorido e limpo, preparado para receber de forma agradável os novos leitores. Nesse momento, é feita uma leitura coletiva, onde cada aluno lê uma página do livro em voz alta, e assim, podemos compartilhar riso, suspense, alegria, tristeza, medo, felicidade, pesar.
Vivenciamos todas as emoções através dos livros.

Cada turma já leu 5 livros neste ano. O 7º ano está finalizando a leitura do livro "O blog da família" de Giselda Laporta Nicolelis que reproduz o blog do "Pirata", o personagem principal, que conta sobre como sua família é diferente das outras tradicionais e, principalmente, trata de diversos assuntos interessantíssimos para todos: drogas, álcool x trânsito, doenças sexualmente transmissíveis, etc.
Vale a pena ler!

Cada aluno do 7º ano criou o próprio blog, onde publica suas experiências de leitura e matérias diversas. Veja alguns trechos das postagens:

No colégio Madre Teresa, nós do 7º ano estamos lendo o livro "Blog da Família" é um livro muito interessante que trata de assuntos diversos, o Pirata é quem escreve os assuntos sobre sua família que é bastante animada.O nome do livro já fala tudo, é um blog e o nome Pirata na verdade e um nickname(nome inventado para colocar no computador). Nesse blog o Pirata já falou sobre muitos assuntos como por exemplos : Drogas, Sexo, Doenças, entre outros. O blog na verdade e como se fosse um diário virtual, o Pirata escreve um tema a cada dia e pede para as pessoas que leram deixarem um comentário sobre esse tema que ele escreveu, como por exemplo uma pessoa faz um comentario e ele deixa a resposta do que achou do comentario desta pessoa.

Bruno C. Vaz

Ola!Hj vou escrever primeiramente sobre o blog da família ele foi escrito por Giselda Laporta Nicolelis uma otima escritora que conta a historia de um menino que cria um blog e seu nickname:pirata ele coloca apelido em tudo ele e meio tímido e a irmão mais velho ele tem mais 5 irmãos.
Na sua casa mora oito pessoas gata manhosa(irmã Materna) gata tinhosa(irmã ) Digo-Digo(irmão gemeos ) Urso(Irmão Materno) Nenem(irmão materna ) Mãe de todos(mãe) Pai de todos(Padastro)Seus pais são separados.
Não vou falar mais sobre o livro se não vai ficar chato agora so lendo para descubrir.
Espero que tenha uma otima leitura.
BJS ATE A PROXIMA PUBLICAÇãO!

Letícia Santana,

Olá galerinha!Fiz este Blog para falar de vários assuntos e inclusive sobre um trabalho de um livro chamado ''Blog da familia'' terei que postar sobre ele durante uma semana e o recomendo pra todos.
O livro fala de um garoto que mora com muitas pessoas,tem uma família muito agitada e louca que mora em uma caverna,e ele resolveu montar um blog pra retratar sobre o seu dia-dia,utiliza o nickname de Pirata e é o mais velho dos irmãos, divide seu quarto com um dos irmãos que só dorme, enfim ele tem uma vida muito louca.Na sua casa vivem mais ou menos 11 pessoas contando com as empregadas e isso sem contar com os animais.
Esse blog não falará somente desse livro,irá falar também sobre vários assuntos interessantes.Espero que gostem e comentem!!!

Vitória Fernandez

O blog da familía é um livro escrito por Giselda da Laporta Nicolelis, em que, o personagem principal, Pirata, escreve em um blog a vida diferente e agitada de sua familia.Ele mora numa casa com 8 pessoas.O mais legal desse livro é que, nesse blog ele escreve diversos assuntos importantes e interessantes , até mesmo pra nós jovens . Apesar de ser muito jovem, Pirata é um garoto que nasceu numa biblioteca por isso ama ler.E no final ele descobre que a beleza física nao é tudo na vida e sim a beleza interior.
Beijos e tomara que vocês gostem do livro.
Nathane Sarkis

Nos do colégio Madre Teresa estamos lendo o livro blog da família e um livro interessante porque ele fala sobre uma família bem animada que têm muitas pessoas, muitos meios irmãos, meias irmãs, padrastos que no livro eles chamam de pai de todos ou de bodrastro. O livro e interessante porque como o próprio titulo diz o livro e um blog que de lá o autor que usa um Nick(Nick porque o livro e um blog) de Pirata.O livro entra em vários assuntos que são de estremo interesse para os jovens como os padrastos e os meios irmãos, irmãs e etc. No blog ele fala como e o dia a dia de sua família como por exemplo a irmã dele que quer levar o namorado dela pra dormir na casa dela e o “pai de todos” não deixa. Também fala sobre o irmão que se o “pai de todos” deixa-se ele levava todos os animais que estão na rua para sua casa. Ele fala sobre assuntos de historia como a historia da Anne Frank, e aquela garota de treze anos que estava escondida num sótão de um prédio com mais 4 pessoas por 25 meses no meio da 2º guerra mundial e a cada dia que ela ficava lá ela escrevia em um diário oque estava acontecendo com ela e com as pessoas que estavam com ela.
Então de hoje em diante eu vou falar aqui nesse blog oque acontece nesse livro muito interessante e vou falar sobre os assuntos que á nesse livro.

Ronildo C. Feitoza

O Livro Blog da Familia, é como se fosse um blog de um menino de code nome pirata, que resolveu colocar no ar um blog sobre a familia. Essa família é meio loca porque vem filho de um canto, outro de outro. Na casa onde ele mora que é chamada de caverna, tem uma "big" familia. Bom o personagem principal é o Pirata, a mãe do Pirata se chama "Boadrasta", o pai "Bodrasto", a irmã "Gata Manhosa", a irmã "Gata Tinhosa", o irmão "urso", os irmãos "digo-digo",e a BEBÊ.

Esse livro conta sobre o dia-dia do Pirata e suas "aventuras". O livro também abre espaço para falar sobre escolhas profissionais, temas de atualidade, de preconceito, primeiro amor e um espaço para aqueles que querem deixar um comentário ou conversar com ele numa troca de ideias, etc.

O livro, também, fala um pouco de historia. Com isso podemos aprofundar em assuntos que serão debatidos no futuro. E mais ainda, fala como ser em nossas vidas e em algumas parte nos dá uma lição de moral e ética.
Matheus C. Feitoza


É claro que gostaria de colocar as postagens de todos. Mas, como não é possível, se deliciem com esses exemplares que incluí. Todos feitos com muito carinho para agradar a todos os leitores e bloggeiros!

Aproveito para agradecer ao 7º ano pelo empenho, carinho e dedicação!

Viva a leitura!!!



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Comida Brasiliense


Há muito tempo não venho aqui... Mas, hoje fui tomada de uma fome visceral, daquelas de se contorcer toda, sentindo a barriga contra as costas. Uma fome diferente. Meu alimento é o vômito. Eu vomito letras e como palavras. Vivo de uma dieta humana. Um pouco de esperança no prato, para não engordar. Muita água, cheiros - alguns verdes outros não -, carne mal passada, com sangue escorrendo, que é pra lembrar da morte diária. Não se pode esquecer de beber as notícias, que descem queimando a garganta e esquentam o dia. Pimenta. Sem degustação, apenas sente-se o ardor.

A informação chega cedinho, junto com o pão. Requeijão. Dá para sentir sua temperatura. Saiu de todos os cantos do mundo para minha mesa. Quentinha, quentinha. Oração de agradecimento, pelo pão e pelos acontecimentos, afinal, nada acontece por obra do acaso. Determinismo. Precisamos dele para acordar todos os dias. Dar uma explicação sobre a vida. Uma mentirinha para salpicar na comida e melhorar o sabor. Orégano para alegrar. Poesia.

Já no trabalho, é só esperar a hora do almoço chegar. Hum... imagino o cardápio do dia: sushi, tarefas a cumprir, feijoada, temperamento forte, vinho, dormência física, Sonho, dor no estômago, sashimi, noite sem dormir. Tudo no prato. Quero tudo de uma vez só. Quero agora. Quero comer tudo porque estou muito cheia da esperança, que deixa vazia a minha barriga.

Espero o dia passar, trabalho de forma mais lenta. Preciso cuidar melhor da minha alimentação. Acho que o almoço pesou um pouco e meu abdômen está um pouco dolorido. Penso que quando chegar em casa vou tomar apenas um chá com as bolachas do dia pra me livrar de pesadelos. Mas prometo que na segunda-feira voltarei à academia, regularei a minha dieta e me sentirei mais leve.

Agora que já comi, e satisfiz minha vontade de palavras, sei que posso dormir tranquila. Estou certa de que alimentei a minha alma.

Boa noite!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quero ser criança!


Quero ser criança
para com o vento cantarolar
Escalar árvores
Subir nas janelas
De terra me sujar

Quero ser criança
para despertar a ternura nas pessoas
Com meu vocabulário incompleto fazer rir
Com meu sorriso contagiar
Desengonçadamente cair
Sorrir, chorar!

Quero ser criança
Tomar banho de chuva
Encher a todos de perguntas
Não se importar com conduta
nem com status, nem com censura...

Quero ser criança
Pra ser feliz com um pirulito
Pra dormir no chão do paraíso
E acordar vendo o infinito
Cumprindo seu destino...

Quero ser criança
Quero criação
Quero movimento
Quero sonho
Quero diversão
Quero encanto
Quero imaginação!!!

domingo, 3 de outubro de 2010

Solidão. Qual a sua escolha?


A solidão vem pra todos
O ser humano é um ser único
Possui uma caminhada individual
Precisa do silêncio para se descobrir
Entrar em contato com sua singularidade
Defender seu ideal, evoluir...

Quando se está só
Pode-se perceber a diferença
incrível experiência
entender quando se está solitário
ou quando se está sozinho...

O sozinho enxerga as cores da vida
Está tão cheio de amor
a ponto de suportar sua própria companhia...
Toca o chão, toca a si mesmo,
Sorri das belas flores
canta com os passarinhos
vive um por um, seus amores
reinventa seus destinos...

Ah... o solitário
Sorriso triste
Coração calado
Do olhar, brilho apagado
No meio do caminho parado
Vendo a vida seguir.
Tem medo do futuro
Lamenta o que não está vivendo
Pulmão desejando ar puro
Até os cisnes viraram tormento....
O celular que não toca
a ausência de convites para sair
Não tem reclamação por sua presença
Nem quem segure se ele cair...
Quem sua alma queria, resolveu partir
E enquanto chora sua mágoa
Procura outra pessoa para suprir
o vazio que sua esperança ataca
a carência que o vem consumir...

O sozinho escolhe
percorrer a sós um trecho da estrada
segue plantando as lições que lhe surpreendem
vive da experiência que colhe...
Resignado em seu caminhar
Decide se pautar pelo que aprende
Decide sorrir quando algo o põe a chorar...
E no trajeto compreende
que só a ação é capaz de mudar o sentimento
Não dá lugar ao lamento
e mantém em sua boca
palavras de agradecimento...

O sozinho como humano
não é forte nem soberano
é claro que o choro e o lamento
visitam seu cotidiano
Ora se sentem felizes com o vento
Ora sentem pela vida desencanto...
Mas no peito mora a certeza
de que nada dissolverá a força
viva do seu pensamento,
No coração pulsa essa certeza
de que nada vai tirar o seu prazer de viver
e a beleza do seu canto.

Escolha.